segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COGUMELOS BENEFÍCIOS.

Todo mundo conhece os cogumelos, mas poucos sabem que eles são ricos em proteínas, auxiliam a renovação celular, combatem a hipertensão e são sofisticados componentes das dietas de emagrecimento. Além disso, algumas espécies auxiliam no combate ao câncer e à SIDA.
Os cogumelos constituem uma espécie tão rica e variada que passaram a ser estudados com mais atenção pela ciência. Estima-se a existência de 69.900 espécies em diferentes formas, tamanhos e cores, em ambientes tão variados como as geleiras dos pólos e as raízes das árvores.
O cogumelo é rico em proteínas, fibras, minerais (cálcio, iodo, fósforo) e vitaminas, principalmente complexo B. Tem baixo teor de sódio e muito potássio, o que o torna um grande aliado dos hipertensos. Composto de 90% de água, tem poucas calorias (28 Kcal em média para cada 100 g) e quase nenhuma gordura.
Mas o que dá ao cogumelo a fama de elixir da vida, "é o seu grande teor de ácido nucleico, substância que favorece a síntese das proteínas e a reconstrução celular", afirma o nutricionista Midori Ishii, que cultiva cogumelos comestíveis em Itanhaém.
Com o tempo, vão diminuindo os níveis de ácido nucleico no organismo e o cogumelo é capaz de restabelecer os níveis dessa substância. "Por esse motivo, várias espécies são utilizadas para fins medicinais e estão sendo utilizadas no tratamento de doenças e no esforço do sistema imunológico", explica Ishii
Um dos mais conhecidos por suas propriedades medicinais é o cogumelo japonês Reishi, indicado para o controle do colesterol, dos níveis de glicose no sangue, da hipertensão e também como antiflamatório e activador do sistema imunológico.

Sem comentários:

Enviar um comentário